O verão é a estação mais esperada pelos brasileiros, pois quem não gosta de animação, festas, praias e muito sol, não é mesmo? Porém, toda essa agitação pode causar danos à saúde se não forem tomados os cuidados adequados nesta época do ano. Por isso, a Bio Hervas listou para você 5 DICAS de como preparar seu corpo para o verão:

1 – Hidrate-se!

Nos dias quentes, é muito importante que você beba no mínimo dois litros de água, pois o corpo precisa liberar calor e ele faz isso por meio do suor, mantendo assim a temperatura corporal. Se o corpo não tiver a quantidade mínima de água e sais minerais, o metabolismo fica comprometido e aumenta as chances de ocorrer lesões musculares, tonturas, diminuição da disposição, cãibras e dificuldades de concentração.

2 – Use roupas leves

Como no calor é muito comum transpirarmos em excesso, recomenda-se usar roupas mais leves com tecidos de algodão ou malha. Além disso, a escolha por cores mais claras também faz diferença, pois as cores escuras absorvem mais calor.

3 – Alimente-se bem

Além de beber muita água e manter-se hidratado, manter uma alimentação leve e nutritiva nos dias mais quentes é essencial. Invista nas frutas, leite e vegetais ricos em água, como as folhas verdes. Evite o consumo de gorduras, pois elas demoram a ser metabolizadas no organismo e ainda dão uma sensação de mal-estar após a ingestão.

4 – Cuidado com o Sol

Fuja do sol entre as 10h e 16h, pois neste período do dia ele tende a ser mais rigoroso e pode forçar o organismo a perder muito líquido para manter-se na temperatura ideal do corpo. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras no corpo e desmaios graves.

Use também um bom protetor solar durante todo o dia! Se quiser ganhar um bronzeado incrível, escolha um protetor de acordo com seu tom de pele e reaplique a cada duas horas. Recomenda-se também, o uso de chapéu, guarda-sol e óculos escuros nos dias de praia ou piscina.

5 – Tenha uma boa noite de sono

O calor traz com ele um grande incômodo nas noites quentes, principalmente para aqueles que não possuem ventilador ou ar condicionado em seus quartos. Nestes casos, o melhor a fazer é tomar um banho frio antes de deitar para dormir e evitar alimentos quentes como chás, sopas ou leite quente, assim você conseguirá dormir mais tranquilo.

São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença, para que seu o verão seja ainda mais saudável!

Referências:

https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/14834-siga-sete-cuidados-com-o-corpo-nos-dias-de-calor-intenso

https://www.procorpoestetica.com.br/blog/cuidados-com-o-corpo-no-verao

https://www.vigilantesdopeso.com.br/br/artigos/cuidados-com-o-corpo-no-verao